Ancestral

Finalmente eu pude fazer uma experimentação com loops! É minha primeira, portanto, relevem possíveis inconsistências aqueles que entendem do assunto, mas critiquem porque eu quero melhorar!

Além de ser uma experimentação com loops é também a concretização de uma ideia que eu sempre quis realizar: "misturar" elementos musicais das minhas três principais ancestralidades: branca (a letra/melodia), índia (os cantose ritmo) e negra (o batuque e ritmo). Escolhi o batuque como base de ritmo  por ser um ritmo que sempre me pego expontaneamente batucando por aí... meio que faz "parte de mim". Aí pesquisando para essa música descobri que é um ritmo de candomblé tocado para Exu... Salve! Laroyê Exú!

A inspiração para a letra veio da recentíssima preocupante história dos Guarani-kaiowá, que é na verdade a História de todos os povos indígenas do Brasil, infelizmente. (leia aqui para mais informações)

usei:

- Kaiapo - No'ok - 'Amor (Canto Kayapo para Cerimônia do Milho ~ Voices of Forgotten Worlds disc2)
- Koi Txagare (Canto Suruí de guerra ~ Mawaca)
- Ìlù Sen(?) Kunle ( "dobrar os joelhos em reverência" Ritmo tocado para Exu e outros orixás ~ Toques e Ritmos do Candomblé)

Toquei maracas e cantei.

{obrigada antes de tudo aos responsáveis pelas músicas, por elas existirem; e a Paulo que me ajudou com os volumes e me emprestou seu computador ^^}
Sem mais, fiquem com a música:



Ancestral by sousom

 ANCESTRAL

Meus ancestrais estão nesse chão
Seus ancestrais estão nesse chão
Seus ancestrais caem no chão
um a um

E você não dá a mão
E você não dá a mínima

Seus ancestrais
Meus ancestrais

(Koi txangaré, koi txangaré
Xiripaba mãi, txangaré
Koi txangaré, koi txangaré
Xameapab mãi, taxangaré
Koi txangaré, koi txangaré
Koi txangaré, koi txangaré)

Eu venho do barro vermelho
Você também

Se olhe no espelho que vc me deu
Se olhe no espelho do barro vermelho

Você também
é da terra porque ela te tem

Eu venho do barro vermelho
Seus ancestrais também

Eu venho do barro vermelho
Você também

Você é da terra porque ela te tem
 

2 comentários:

  1. Muito massa Luiza! A percussao e os pontilhados de tua voz com os cantos do fundo ficaram bem interessantes! A letra também é bastante boa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gigito! Eu sinto falta de algo na música q nao sei explicar oq é.. tipo um "intermediário", um violão saca? Mas um violão nao cabia aí!

    ResponderExcluir